INSCRIÇÕES ENCERRADAS
As composições submetidas devem ser escritas para um duo, numa combinação escolhida entre soprano e os seguintes instrumentos, com ou sem eletrónica: flauta, clarinete, violino, violoncelo ou piano. A escolha de textos deverá incidir na obra de Alvaro García de Zúñiga.
Para mais informações:
WWW.SONDARTE.COM - BLABLALAB.NET - WWW.CASADEMATEUS.PT
Informações e submissão de candidaturas:
SONDARTE@SONDARTE.COM
Alvaro García de Zúñiga (Montevideu, 1958 - Lisboa, 2014) é um escritor, encenador, realizador e compositor português de origem uruguaia. Formado fundamentalmente em música (violino e composição com Norbert Brainin, Amadeus Quartet, Sergio Prieto, Roque de Pedro, etc.), o teatro musical leva-o para o "teatro tout court" e daí passa para outras literaturas. Autor de peças de teatro, argumentos para cinema, uma adaptação para ópera, várias obras em prosa e poesia, a escrita leva-o à encenação de teatro e à realização cinematográfica e radiofónica. Para o poeta, Alvaro García de Zúñiga, a língua (e as línguas) são a matéria prima do seu trabalho. Uma língua musical, visual, uma língua inventada, esvaziada, destruída e reconstruída, geradora de sons/sentidos múltiplos. Uma língua sem nacionalidade específica que se diverte a cruzar-se com outras línguas e a inverter as convenções linguísticas. Uma língua elástica em que as normas não são impositivas e as diferenças são bem vindas.
Uma língua estrangeira, lógica e sonora. Muitos dos seus textos foram encenados pelo autor ou objecto de leituras públicas. Estreou peças como Teatro Impossível (ACARTE, 1998), O Teatro é Puro Cinema (TNDMII, 1999), Conferência de Imprensa (TNSJ, 2007; SLTM, 2012), RadiOthello (Teatro am Neumarkt Zurique, 2008).
Realizou filmes de curta e média metragem, peças de teatro radiofónico e arte acústica. A partir do livro mundo Manuel, Mi-Homme mi-Mode d’Instruction, criou com inúmeros companheiros de todas as proveniências, o ‘Manuel Sur Scène’, forma infinitamente mutante, em que palavra, música e presença se organizam numa performance transdisciplinar. Em 1996, com Teresa Albuquerque forma a associação blablaLab no âmbito da qual levam a cabo projectos transversais e pluridisciplinares que se implementam em diferentes cidades da Europa (Berlin, Zurique, Paris, Lille, Colónia…).
A utilização dos textos é exclusiva para as obras a concurso. O poeta e artista pluridisciplinar Alvaro García de Zuñíga, autor dos textos para este concurso, abordava a escrita poética de uma forma Multilingue, de forma que traduções destes textos para outras línguas também são possíveis. Contudo as traduções (sejam elas pessoais, do chatGPT ou de qualquer tradutor automático têm de ser identificadas nas partituras, de forma distinguir a autoria do texto na sua versão original, das autorias das traduções resultantes. Para o autor era da maior importância “Copiar claro”!
Iris ter Schiphorst
Júri
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Como compositora, Iris ter Schiphorst é influenciada por anos de experiência como pianista clássica, baixista, percussionista, teclista e engenheira de som em várias bandas de rock e pop A sua lista de obras abrange todos os géneros, incluindo treze grandes obras orquestrais estreadas por orquestras de renome na Alemanha e no estrangeiro (incluindo a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, a Orquestra Sinfónica Alemã de Berlim, a Orquestra Sinfónica da Rádio de Berlim, a Orquestra Sinfónica da Rádio da Alemanha Ocidental, a Orquestra da Rádio do Sudoeste Alemão, a Orquestra Gürzenich de Colónia, a Orquestra Sinfónica da BBC de Londres, a Orquestra Sinfónica da BBC de Glasgow, a Orquestra Nacional da Juventude da Grã-Bretanha, entre outras), numerosas obras completas de teatro musical e uma variedade de música para filmes. Desde o final dos anos 80, esta lista inclui também uma série de obras multimédia. Iris ter Schiphorst colaborou com todos os principais agrupamentos de nova música (London Sinfonietta, Ensemble Modern, Scharoun Ensemble, Ensemble Recherche, Ictus Ensemble, Ensemble Mosaik, Neue Vokalsolisten, BIT-20 Ensemble, Ensemble Musikfabrik, Ensemble Aventure, Ensemble Ascolta, Ensemble Collegium Novum Zürich, Phace Ensemble Vienna, Kammerakademie Potsdam, Quarteto Arditti, Quarteto Doelen, Quatuor Bozzini, entre outros). A estrondosa ópera infantil Die Gänsemagd (2009) de Iris ter Schiphorst foi encenada com grande sucesso em Viena e Berlim, bem como na Ópera de Zurique. A sua música para o bestseller infantil The Gruffalo (com Stefan Lienenkämper), que foi arranjada para o palco pelo Teatro de Marionetas Hans Wurst Nachfahren e estreada pelo Scharoun Ensemble na Filarmónica de Berlim, tem sido uma parte bem sucedida da cena teatral infantil durante muitos anos. A sua obra orquestral Gravitational Waves (com Uroš Rojko), que foi estreada nos London Proms de 2016 no Royal Albert Hall pela National Youth Orchestra of Great Britain dirigida por Edward Gardner, recebeu uma resposta entusiástica da crítica. A estreia da sua obra orquestral semi-teatral Imaginäre nach Lacan para ator, orquestra e eletrónica ao vivo, com Salome Kammer no papel principal e dirigida por Ilan Volkow na Konzerthaus de Viena, em 4 de novembro de 2017, no âmbito do festival Wien Modern, foi recebida com um entusiasmo esmagador tanto pelo público como pela crítica. Iris ter Schiphorst recebeu inúmeros prémios e bolsas de estudo, incluindo o prestigiado Heidelberger Künstlerinnenpreis em 2015. Desde 2013, é membro da Academia de Artes de Berlim e, desde 2015, é professora de composição multimédia na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. As suas obras são publicadas pela Boosey & Hawkes, Berlim.
Philippe Leroux
Júri
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Philippe Leroux nasceu em Boulogne sur Seine (França) em 1959. Em 1978, ingressou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris nas classes de Ivo Malec, Claude Ballif, Pierre Schäeffer e Guy Reibel, onde obteve três primeiros prémios. Durante este período, estudou também com Olivier Messiaen, Franco Donatoni, Betsy Jolas, Jean-Claude Eloy e Iannis Xénakis. Em 1993, foi nomeado residente na Villa Médicis (Prix de Rome), onde permaneceu até outubro de 1995. A música de Philippe Leroux, sempre viva e muitas vezes cheia de surpresas, é marcada por uma utilização original de gestos sonoros marcantes que se organizam numa rica rede relacional. Escreveu mais de oitenta obras sinfónicas, vocais, electrónicas, de música de câmara e acusmáticas. Estas obras foram encomendadas pelo Ministério da Cultura francês, pela Orquestra Filarmónica de Radio-France, pelo Südwestfunk de Baden Baden, pela Orquestra Nacional de Lorraine, pela Orquestra Filarmónica de Nice, pelo IRCAM, pelo Canada Council for the Arts, pelo Ensemble Intercontemporain, pelo Ensemble Moderne de Montréal, pelo Les Percussions de Strasbourg, INA-GRM, Ensemble Avanta, Ensemble Court-Circuit, Ensemble 2e2m, Nouvel Ensemble Moderne de Montréal, Ensemble Ictus, Solistes XXI, Festival Musica, Ensemble BIT 20, Fondation Koussevitsky, Ensemble San Francisco Contemporary Music Players, Ensemble Athelas, CIRM, INTEGRA, Festival Berlioz, bem como por outras instituições francesas e estrangeiras. As suas obras foram apresentadas e difundidas em muitos países: Festival de Donaueschingen, Festival Présences de Radio-France, Festival Agora, Bienal de Veneza, Festival de Bath, Festival Musica, Dias ISCM em Estocolmo, Festival MNM em Montreal, Festival Musiques en Scènes em Lyon, Festival Manca, Festival Bergen, Festival Ultima Oslo, Tage für Neue Musik Zürich, Orquestra Sinfónica da BBC, Orquestra Tonhalle de Zurique, Orquestra Sinfónica Escocesa da BBC, Orquestra Filarmonia, Filarmónica Checa, Orquestra Filarmónica de Lorraine, Orquestra Sinfónica do Quebeque, Klangforum Wien. .. Recebeu numerosos prémios, entre os quais o prémio Hervé Dugardin, o prémio para "a melhor criação musical contemporânea de 1996" pela sua obra "(d')ALLER", o prémio de compositores SACEM, os prémios André Caplet e Nadia e Lili Boulanger, o prémio de composição 2015 da Fundação Simone e Cino del Duca da Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France, o prémio Paul e Mica Salabert pela sua obra Apocalypsis e o prémio Arthur Honegger da Fondation de France pelo seu conjunto da obra. Em 2015, foi nomeado membro da Royal Society of Canada, a Académie des Beaux-Arts do Institut de France atribuiu-lhe o Prix de Composition Musicale de la Fondation Simone et Cino Del Duca, e o seu álbum Quid sit Musicus foi galardoado com o Grand Prix du Disque 2015 pela Académie Charles Cros. Publicou vários artigos sobre música contemporânea e deu palestras e cursos de composição em locais como a Universidade da Califórnia em Berkeley, Harvard, o Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, a Academia Grieg em Bergen, a Universidade de Columbia em Nova Iorque, o Conservatório Real de Copenhaga, a Universidade Católica de Santiago do Chile, a Fundação Royaumont, o IRCAM, o Conservatório Americano de Fontainebleau, os Conservatórios Nacionais Superiores de Música de Paris e de Lyon, o Domaine Forget no Quebeque, o Georgia Institute of Technology em Atlanta. .. De 2001 a 2006 ensinou composição no IRCAM no âmbito do programa de música computorizada, e em 2005/2006 na Universidade McGill em Montreal (Canadá) no âmbito da Fundação Langlois. De 2007 a 2009 esteve em residência no Arsenal de Metz e na Orchestre National de Lorraine, e de 2009 a 2011 foi professor convidado na Université de Montréal (UdeM). Desde setembro de 2011, é Professor Associado de Composição na Escola de Música Schulich da Universidade McGill, onde também dirige o Estúdio de Composição Digital. Atualmente, está em residência no conjunto MEITAR em Tel Aviv. A sua discografia inclui cerca de trinta CDs, incluindo cinco monografias.
Miguel Azguime
Júri
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Miguel Azguime estudou na Academia de Amadores de Música (1966-76), tendo também frequentado o Conservatório de Lisboa. De 1975 a 1982 estudou percussão com Catarina Latino e Júlio Campos e fundou vários grupos de jazz e música improvisada. Em 1984 foi para Darmstadt, onde estudou percussão com James Wood e composição com Horatiu Radulescu, Brian Ferneyhough e Clarence Barlow. Frequentou também seminários com Emmanuel Nunes, Cristóbal Halffter e Tristan Murail. Entre 1985 e 1986, estudou percussão com Gaston Sylvestre em Paris e Nice. Em 1985, juntamente com Paula Azguime, fundou o Miso Ensemble, um duo reconhecido pelo público e pela crítica como um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea. Para além de numerosos concertos em Portugal, o Miso Ensemble tem-se apresentado regularmente no estrangeiro, com várias centenas de concertos realizados até à data. Miguel Azguime tem composto música para diversas formações - instrumental e/ou vocal com ou sem eletrónica, tape music, poesia sonora, e também música para exposições, instalações sonoras, teatro eletroacústico, dança e cinema. O seu estilo composicional inscreve-se numa linguagem de rigor estrutural, por um lado, e de liberdade formal, por outro. A expressividade "mosaica" e "radiante" obtida pela riqueza tímbrica, bem como a clareza no desenvolvimento das ideias, assumem-se, na sua música, como factores constantes e unificadores. As obras de Miguel Azguime têm sido interpretadas por solistas de renome, ensembles ( Ensemble Recherche, Norrbotten NEO, Ensemble Ensemble Musikfabrik, Remix Ensemble, BBC Singers, Quarteto de Matosinhos, Sond'Ar-te Electric Ensemble, Smith Quartet, California EAR Unit, etc. ), e maestros ( Laurent Cuniot, Petter Sundkvist, Franck Ollu, Guillaume Bourgogne, Renato Rivolta, Johannes Kalitzke, Pedro Neves, Pedro Carneiro, Pedro Amaral) e apresentado nos principais festivais de música contemporânea do mundo (Huddersfield Contemporary Music Festival, MaerzMusik, Warsaw Autumn Festival, Nordic Music Days e Festival Synthèse, entre outros). As ligações entre o compositor "Azguime" e o poeta e performer "Azguime" deram origem a uma relação texto-música única, desenvolvida no conceito de Teatro Eletroacústico e Nova Op-Era. A ópera multimédia "Itinerário do Sal" (2003/06) é a materialização desta ideia. Trata-se de uma obra que transcende as convenções teatrais e musicais. Reflectindo sobre a arte e a loucura, gira em torno das línguas, das palavras como fontes de significado e das palavras como fontes de som. Ambas são usadas como uma extensão do corpo e fundidas na construção da encenação - uma projeção tangível da ressonância das palavras através do som e da imagem. Miguel Azguime obteve vários prémios de composição e performance, por exemplo, o prémio de composição EMS em 2003 para "Le dicible enfin fini", o prémio UNESCO Music Theatre NOW para "Salt Itinerary" (2008). Foi compositor em residência em diferentes estúdios de música electroacústica em todo o mundo, nomeadamente o Estúdio Experimental Heinrich Stroebel do Südwestfunk (Freiburg), o Estúdio de Música Eletrónica EMS (Estocolmo), o Centre Henri Pousseur (Liège) e o Departamento de Sonologia da Universidade Kunitachi (Tóquio), entre outros. Participa também, como membro do júri, em concursos de composição contemporânea em todo o mundo. Em 2006 Miguel Azguime foi compositor residente do DAAD na Alemanha. Este contexto permitiu-lhe criar e produzir a sua ópera multimédia, "Itinerário do Sal", que constitui, de certa forma, o culminar de um processo de integração entre a escrita de poesia e a composição musical. Este projeto conduziu também a uma renovada forma de colaboração criativa no seio do Miso Ensemble - como resultado do desenvolvimento, implementação e consolidação de processos criativos conjuntos, que envolvem a encenação e a imagem. Estes processos foram iniciados com Paula Azguime nas obras "Yuan Zhi Yuan" e "O Centro do Excêntrico do Centro do Mundo" de 2002, e mais recentemente na ópera infantil "A Menina Gotinha de Água", a partir do conto poético original de Papiniano Carlos, composta para o Coro Infantil e Juvenil da Universidade de Lisboa em 2010; bem como na nova ópera "A Laugh to Cry (2013).
O Sond'Ar-te Electric Ensemble é um grupo de música contemporânea inovador no panorama da nova música europeia. A sua estrutura central é a combinação permanente de 5 a 7 instrumentos acústicos (flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano + viola + percussão + voz) com a eletrónica, apoiando-se na experiência técnica do Miso Studio. O repertório do Sond'Ar-te Electric Ensemble abrange algumas das mais importantes obras para ensemble até 5 e 8 instrumentos dos séculos XX e XXI. Uma das características fundamentais deste projeto é a encomenda de novas obras, incentivando assim o desenvolvimento forte e vibrante da música de câmara contemporânea com eletrónica, com especial atenção para a criação portuguesa.
O Sond'Ar-te Electric Ensemble, composto por uma jovem geração de músicos excepcionais com carreiras individuais como solistas, tem vindo a ganhar, desde a sua estreia em setembro de 2007, um nível artístico notável e é já uma referência em Portugal e no estrangeiro. Para além da sua circulação em concertos por Portugal, Paris, Festival de outono de Varsóvia, Museu Guggenheim de Bilbao, Festival da Cidade de Londres, Seul, Tóquio e Berlim, o Sond'Ar-te está fortemente envolvido em projectos de teatro musical mediático, no desenvolvimento de actividades educativas como o Fórum de Jovens Compositores e na formação de novos públicos através da apresentação de programas especiais para crianças.
A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque. É uma instituição privada com missões de serviço público nas áreas patrimonial, cultural, artística, educativa e de divulgação científica com uma implantação singular num território de baixa densidade. No centro da sua ação, encontramos o cruzamento entre património histórico, património natural, artes e inovação, reforçando a perceção do valor dos instrumentos culturais e da ação local para a superação das grandes questões globais; ou a confluência entre ação cultural, paisagem e território, numa perspetiva de sustentabilidade, envolvendo as pessoas e as comunidades no raciocínio emergente sobre novas formas de relação com os recursos naturais.
No biénio 2023/2024, a Fundação da Casa de Mateus propõe um programa multidisciplinar que parte das artes visuais, da música, da literatura ou da dança e se entretece nos infinitos cruzamentos entre cultura, criação artística, projeto educativo e divulgação científica. Contando com o apoio do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e do Município de Vila Real e persistindo na colaboração com um conjunto importante de parceiros institucionais e artísticos, a Fundação da Casa de Mateus convoca para o território artistas e criadores de múltiplas proveniências para desenvolver estratégias de transmissão de práticas artísticas e formas de fruição que detêm um potencial de transformação importante e, sobretudo, convida os cidadãos a tomar as suas paisagens como lugar de diálogo permanente entre a memória e a criação do novo.
A blablaLab Associação Cultural é um laboratório de línguas e linguagens que trabalha sobre a obra, a inspiração e as metodologias propostas por Alvaro García de Zúñiga e Teresa Albuquerque desde 1996. Centrado sobretudo nos cruzamentos entre música e teatro, performance art e poesia concreta, sempre com ligações às artes visuais, o trabalho da blablaLab navega entre diferentes suportes, da cena à edição ou aos palcos radiofónicos, do livro-fonte Manuel à sua concretização no dispositivo ‘Manuel Sur Scène’, forma infinitamente aberta que privilegia o encontro de linguagens artísticas e a provocação mútua entre as línguas.
ALVY AND ART'S BIRTHDAY
17 de janeiro
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BAB-EL
Composição de Daniel Schvetz a partir de textos de Alvaro García de Zúñiga
1.000.061º ANIVERSÁRIO DA ARTE
MAIS INFORMAÇÕES EM: WWW.SONDARTE.COM | BLABLALAB.NET | WWW.CASADEMATEUS.PT INFORMAÇÕES E SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS: SONDARTE@SONDARTE.COM
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